O MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma universidade americana muito conceituada vem realizando testes com a rede Lightning Network do Bitcoin, o objetivo do experimento é mostrar como ela pode ser combinada com contratos inteligentes para lidar com um volume maior de transações e outras complexidades.

A iniciativa surgiu em 2015, a partir do estudo de moedas digitais com o intuito de promover pesquisa e desenvolvimento de criptomoedas, o teste prevê um sistema no qual as transações ocorrerão automaticamente em casos de eventos externos definidos, baseando-se no preço atual do Bitcoin ou no preço atual do dólar americano.

O que possibilita estes testes é uso criativo do MIT dos chamados “oráculos”, entidades confiáveis destinadas a transmitir dados para contratos inteligentes.

Para a demonstração, os pesquisadores Tadge Dryja e Alin S. Dragos construíram um oráculo de teste para divulgar o preço recente do dólar americanos em satoshis a menor unidade de bitcoins que pode ser usada nos contratos inteligentes.

Para os pesquisadores a Lightning Network é a melhor forma de resolver o problema da escalabilidade do Bitcoin e combinada com os contratos inteligentes pode trazer outros benefícios aos usuários que não estão associados ao Bitcoin, podendo ser utilizado para qualquer tipo de registro.

 

Escrito por: Amanda de Melo Barbosa