O que são as stablecoins? E como elas vão revolucionar o mundo das criptomoedas.

/, Notícias/O que são as stablecoins? E como elas vão revolucionar o mundo das criptomoedas.

O que são as stablecoins? E como elas vão revolucionar o mundo das criptomoedas.

Comparadas ao ouro e ao dólar, as stablecoins são inovações do mundo das criptomoedas.

O que é uma stablecoin?

“Stablecoins” é uma criptomoeda, cujos preços estão vinculados a um ativo do mundo real, ou seja, geralmente elas estão equiparadas a moedas correntes como o dólar ou o euro.

Isso é interessante, pois, as stablecoins podem ser consideradas garantia de reserva e funcionam como o papel-moeda, podendo estar vinculada ao padrão ouro. Assim como o dinheiro costumava ser respaldado por reservas de ouro em um banco central, as moedas stablecoins apoiadas por reservas seguem esse padrão.

O segundo tipo de stablecoin é aquele que não é apoiado por nenhuma reserva, mas sim controlado por um algoritmo.

Garrick Hileman, chefe de pesquisa em blockchain e autor do recente relatório stablecoin, deixou claro que está usando regras de software para tentar combinar oferta com demanda e manter a stablecoin atrelada ao dólar americano, por exemplo.

As criptomoedas foram atormentadas pela volatilidade dos preços, com oscilações de 5% ou mesmo 10% em um dia não incomum. Essa volatilidade levou os críticos a afirmar que elas poderiam ser investimentos especulativos em vez de moedas ou ativos.

A stablecoin é uma tentativa de aproveitar os benefícios das criptomoedas fazendo com que seu valor possa ser transferido digitalmente e combiná-los com a estabilidade e confiança das moedas tradicionais.

O caso de uso mais comum para as stablecoins no momento é como uma ferramenta de liquidez para as trocas de criptomoedas. Muitas trocas foram excluídas do sistema bancário tradicional, porque os bancos têm receio em lidar transações relacionadas à criptomoedas por motivos de conformidade.

No entanto, entusiastas acreditam que stablecoins e sua tecnologia podem permitir que produtos financeiros mais complexos fossem construídos promovendo pagamentos inteligentes

 

Escrito por: Amanda de Melo Barbosa

2018-11-05T18:11:30+00:005 novembro, 2018|