Em 2 de maio de 2018, a Iniciativa Mobility Open Blockchain foi lançada no Dubai Future Blockchain Summit. MOBI é um novo consórcio para a inovação de blockchain no setor de mobilidade. A idéia que conta com as principais montadoras mundiais (Renault, Ford, GM e BMW) é expandir em outros setores de mobilidade, como ferrovias e transporte público.

Todas as instituições envolvidas no projeto ressaltam a importância no desenvolvimento multipartidário e cooperativo de novas soluções de tecnologia blockchain para a indústria, considerando o potencial da tecnologia.

Os objetivos iniciais do MOBI são construir um protótipo de identidade digital de veículo ou passaporte de carro que possa rastrear e proteger o odômetro de um veículo e seus dados relevantes que estarão na blockchain. Isso pode reduzir drasticamente fraudes nas vendas de carros usados, pois os compradores poderão ter um histórico preciso dos veículos.

Outra proposta é ajudar as concessionárias de automóveis e seguradoras a subscrever com precisão o histórico de um veículo para obter garantias e apólices de seguro.

O projeto da MOBI inclui outros casos de uso para blockchain em mobilidade, como a definição de padrões de dados e tecnologia comuns, como escalabilidade e segurança de protocolos e aplicativos. Cada caso de uso será desenvolvido por comitês especializados dentro da MOBI e liderados por provedores de mobilidade voltados ao consumidor no consórcio.

Através do MOBI e do seu co-desenvolvimento e a força das grandes instituições nele envolvidas, essas soluções tem uma probabilidade muito maior de serem adotadas pela indústria algo que talvez não acontecesse se fossem construídas de forma independente.

 

Escrito por: Amanda de Melo Barbosa