O volume de transações na rede Bitcoin provocou um congestionamento causando um aumento no valor das taxas de transação, isso significa uma inviabilidade, sobretudo quando um usuário deseja realizar micro pagamentos, pequenas compras por exemplo, pois nestes casos o custo final da transação acabaria sendo maior do que o próprio pagamento.

Neste sentido a Lightining Network surge como solução para o problema de escalabilidade do Bitcoin. Por funcionar fora da rede principal com um protocolo escalável e muito ágil ela permite transações instantâneas abrindo um canal de pagamento entre as partes, promovendo negociações de baixo custo e sendo viável devido a segurança imposta pelos contratos inteligentes através da Blockchain.

Como a Lightning Network pode auxiliar uso global do bitcoin como moeda?

Com um protocolo de segunda camada a Lightining atrai os olhares para o uso do Bitcoin como moeda, porque permite transações entre indivíduos sem a intervenção de terceiros. A agilidade e confiabilidade da rede facilitam comerciantes aceitarem pagamentos de bens materiais e de serviços com Bitcoin considerando taxas de valores muito baixos.

 

Escrito por: Amanda de Melo Barbosa