Um novo projeto foi assinado pelo governo do Estado de São Paulo no dia 14 de Abril o Illumina SP é uma parceria com a empresa norte americana CG/LA Infrastructure e tem como objetivo melhorar e modernizar a infraestrutura da iluminação pública das cidades, com viés ao favorecimento à iniciativa privada o projeto promete reduzir os custos e melhorar os serviços à população.

O Ilumina SP trará consigo uma novidade, parte de seu financiamento será realizado por blockchain e criptomoedas, esse financiamento acontecerá por parte da empresa norte americana, assim o Estado se encarregará de investir em serviços técnicos nos municípios, identificando problemas e necessidades infraestruturais, criando um modelo público de referência.

Essa é a primeira iniciativa do Governo do Estado de São Paulo relacionada à propostas para o uso de criptomoedas, o estudo pode favorecer a redução de custos transacionais, sobretudo no mercado de infraestrutura que tem custos altos. Muitos municípios não conseguem garantir a qualidade dos seus serviços por falta de recursos, assim o Governo irá auxiliar na estruturação da iluminação pública.

Desta forma o blockchain poderá ajudar no uso de contratos inteligentes promovendo fundos de financiamento e menos custo às empreiteiras que poderão se cadastrar na plataforma sem cobrança de juros ou seja, com redução de custos.

Esse acontecimento pode representar um momento importante para a aceitação e popularização das criptomoedas, não só pela população, mas também por órgãos públicos e principalmente o Banco Central, que com este projeto conseguem visualizar sua importância e efetividade.

 

Escrito por: Amanda de Melo Barbosa