A IBM (International Business Machines) juntamente com a seguradora multinacional American International Group (AIG) e o banco global Standard Chartered, anunciaram o sucesso do primeiro “contrato inteligente”, um projeto piloto baseado na tecnologia blockchain para apólices que oferecem seguros multinacionais.

Os resultados anunciados em junho de 2017 comprovaram que a aplicação da tecnologia de cadeia de blocos permite maior confiança e transparência no processo de registro, permitindo que as seguradoras ofereçam seguros multinacionais de forma mais eficiente.

O projeto surgiu porque, a coordenação, aplicação e colocação de apólices de seguro em diversos países é complexa e demorada, devido a distância e burocracia exigida. Por suas características a tecnologia blockchain é extremamente viável para este setor, pois é segura e transparente permitindo que os registros sejam vistos por todas as partes envolvidas facilitando e agilizando o procedimento.

Foi por isso que a AIG, Standard Chartered e IBM decidiram testar e executar este projeto piloto em uma das áreas mais complicadas de Seguros Comerciais que são as transferências de risco multinacional, com o objetivo de entender melhor o potencial da tecnologia na redução da fricção e aumento da confiança nas áreas da cadeia seguros de valor.

 

Escrito por: Amanda de Melo Barbosa